HISTÓRICO DA LIGA ACADÊMICA DE TRANSPLANTES DE TECIDOS E ÓRGÃOS DO VALE DO SÃO FRANCISCO

A idéia da criação da LiATTO surgiu durante a realização de atividades relacionadas ao projeto de monitoria da disciplina de Morfologia II no período 2009.1. Mais especificamente, após acompanharem uma cirurgia para captação de órgãos (realizada no Hospital de Traumas), os então monitores Camila Arcanjo Alves e Christiano Carvalho Guedes Pinheiro (discentes do 3º período) foram convidados pelo coordenador dessa atividade, o professor Luiz Antônio de Vasconcelos, a criar uma liga acadêmica de transplantes. Aqueles, então, reuniram um grupo de discentes (Cássia Manuella Ramos de Brito Lima, Harlan Diego Oliveira de Vasconcelos, Ilka Juliana Ferreira Rodrigues, Léllio Carlos Silva Moura, Marianna Fernandes Miranda e Morgana Carolina de Araújo Agres de Carvalho) para apresentar a proposta da Liga.
No dia 27 de maio de 2009, tais alunos participaram de uma capacitação para profissionais de saúde do Vale do São Francisco acerca do tema, fato que veio a reforçar o interesse dos discentes na criação de uma Liga Acadêmica sobre o assunto. Após discussão, os alunos verificaram a relevância da temática, a escassez de estudos na região e, com isso, decidiram criar e organizar a Liga Acadêmica de Transplantes de Tecidos e Órgãos do Vale do São Francisco – LiATTO (Junho/2009). Posteriormente, para otimizar o funcionamento da Liga e após orientação do professor Vasconcelos, foram convidados mais cinco componentes para integrar o quadro de ligantes, sendo eles: Abdoral Gomes Lima Neto, Igor Rafael Pereira de Brito, Larissa de França Tozzi Barros, Leyliana Fagundes Santos e Roberto Diniz Simões de Medeiros Segundo.
A LiATTO, então, foi formada diante da necessidade de ações voltadas para a capacitação de estudantes e profissionais de saúde, bem como para o esclarecimento da população a respeito do tema doação-transplante. Ao mesmo tempo, a Liga entende ser a equipe envolvida nesse complexo processo um grupo multidisciplinar. Assim, a LiATTO pretende agrupar profissionais e acadêmicos de Medicina, Enfermagem e Psicologia, já que, estes são, invariavelmente, os que se enquadram nessa perspectiva, dentre os cursos oferecidos pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).
Os membros da LiATTO já participam de eventos que abordam a temática, aprofundando seus conhecimentos e contribuindo para a sensibilização da comunidade em relação à importância da doação de órgãos. Nesse contexto, podem ser citados a "Caminhada da doação” no dia 30 de setembro de 2009 durante a Semana Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e o XI Congresso Brasileiro de Transplantes, realizado no Centro de Convenções de Recife entre os dias 13 e 16 de outubro de 2009. Além disso, os ligantes, sempre que possível, acompanham a realização de cirurgias de captação de órgãos na cidade de Petrolina.

Texto criado por Cássia Manuella e Ilka Juliana

Por: Camila Arcanjo - D. Geral e D. de Comunicação e Divulgação